Como Organização defensora da Criança, promovemos o Maio Laranja (18 de maio), marcado pelo dia nacional de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes, erguendo a nossa voz em favor daqueles que não podem se defender.
Mobilizamos nossos 230 parceiros localizados em regiões de extrema pobreza em diferentes locais do Nordeste Brasileiro a se engajarem na Campanha anual de proteção que nesse ano tem como tema: Acenda a Luz, denuncie o abuso.
Acreditamos que, ainda que essa temática seja complexa e exija uma ação integrada da sociedade civil e agentes governamentais, temos o dever de “acender a luz” trazendo uma luz de esperança na vida de crianças e adolescentes vítimas de abuso. Fazemos isso ao acolhermos, escutarmos e denunciarmos o abuso, quando promovemos esse assunto de forma que toda a sociedade entenda o seu papel e contribua para uma infância mais feliz e protegida.
Junte-se a nós nesse movimento nacional de proteção, onde ações educativas e de sensibilização da temática serão promovidas. Conclamamos Igrejas, projetos sociais, famílias e todos para que juntos possamos fazer com que toda criança seja conhecida, amada e protegida.
A Compassion do Brasil como Organização cuja missão é libertar crianças da pobreza em Nome de Jesus, entende que preservar a dignidade da criança é parte fundamental para que o desenvolvimento integral na infância aconteça e se engaja anualmente com essa causa, não só através da Campanha, mas diariamente por meio de ações de prevenção e apoio a participantes vítimas de violência.
Segundo o disque 100, somente nos quatro primeiros meses de 2023, foram notificadas 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil.
Dentro dessas notificações “A casa da vítima, do suspeito ou de familiares está entre os piores cenários, com quase 14 mil violações”
Diante deste cenário, estamos realizando a campanha “Acenda a Luz, Denuncie o Abuso”, conclamando todos os cristãos para um compromisso na denúncia e erradicação da violência sexual. Queremos encorajá-los a se engajar nesta campanha, convidamos a defender as nossas crianças e jovens.
Como está escrito em João 1.5:
A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.”
Este é o primeiro caderno do Currículo de Proteção para participantes, com atividades para cada grupo etário com duração de 02h/atividade cada, com conteúdo, metodologia e abordagem apropriados para cada idade, observando as características do desenvolvimento infantil para melhor compreensão, e trazendo uma linguagem adequada para um uso mais efetivo. Essa edição foi atualizada trazendo conteúdo referente à educação sexual e sobre segurança na internet.
Os temas serão abordados na Semana de Proteção Integral, mais conhecida como as ações do Maio Laranja, mês dedicado ao Enfrentamento à Exploração e ao Abuso Sexual Infanto-juvenil, tratando não só desse tema, como abordando outros que apoiem a criança e o adolescente no combate a qualquer tipo de abuso, porém recomendamos que esse assunto seja fortalecido nesse período, mas trabalhado ao longo do ano, pois proteção é um assunto urgente e necessário.
Em parceria com a Rede de Mãos Dadas, estamos divulgando O Mutirão de Oração promovido anualmente.
O 28º Mutirão Mundial de Oração por Crianças e Adolescentes Socialmente Vulneráveis chegou! Brilhe, Jesus, nos Lugares Escuros, é o tema dessa edição do mutirão.
Queremos interceder por toda criança ou adolescente que sofre em secreto, em lugares nos quais o socorro parece impossível. Que a luz de Jesus chegue até elas!
Para a criação desta campanha a Compassion do Brasil contou com a parceria da Rede Mãos Dadas. A Rede Mãos Dadas é uma rede de Igrejas e Organizações evangélicas que existe para promover e apoiar a resposta cristã para os problemas vividos pelas crianças e adolescentes nas mais variadas situações de vulnerabilidade. É ela também a responsável por organizar e fomentar o Mutirão Mundial de Oração no Brasil.