You must be a member of the ForChildren.com community to download resources. Click the buttons below to sign in or sign up!
Categoria | Proteção da criança |
Proprietário do recurso | Compassion do Brasil |
Autor |
Especialista em Juventude Rafaele Silva Barbosa Rafaele Barbosa
Márcia Monte |
A gravidez precoce consiste em um dos maiores desafios no Brasil, tendo em vista que esta problemática é naturalizada e culturalmente aceita em muitas regiões do país.
De acordo com notícia pública no site do Ministério da Educação, “Um a cada sete bebês brasileiros é filho de mãe adolescente. Por dia, 1.043 adolescentes se tornam mães no Brasil. E, por hora, são 44 bebês que nascem de mães adolescentes, sendo que dessas 44 (gestantes), duas têm idade entre 10 e 14 anos (fonte: site do Ministério da Educação, 2023).
Embora já existam campanhas nacionais de enfrentamento à gravidez precoce, ainda temos muito o que avançar.
Uma ação necessária é intensificar as informações tanto para adolescentes como para suas famílias. Além disso, sensibilizar as Redes de Proteção, principalmente os conselhos tutelares das cidades, a notificar esta violação de direito, para podermos ter dimensão da problemática no país.
Além da notificação, é importante focar também na prevenção e no olhar tanto para as meninas, como para os meninos - os quais também são impactados pela gravidez precoce.
Partindo desta realidade, é que a Compassion do Brasil convida a todos os parceiros para se envolverem nesta campanha, com o intuito de garantir que nossa juventude possa desfrutar deste tempo, para se preparar para uma vida adulta mais plena.
Segue abaixo orientações e materiais da campanha que tem o tema: “Não tá na hora!” para te apoiar na abordagem da temática:
Primeiro Passo: Preparamos três vídeos de profissionais (médica, psicóloga e procuradora de justiça) para dar o embasamento necessário e, assim, apoiar a equipe do projeto. Sugerimos que possam assistir antes das atividades como forma de preparação e discutir o tema com a equipe do projeto.
Segundo Passo: Sugerimos imprimir o cartaz da campanha “Não tá na hora!” e colocar nos locais onde serão realizadas as oficinas com os jovens.
Terceiro Passo: Recomendamos a realização de oficinas com grupos de jovens utilizando os jogos enviados, podendo usar conforme a idade sugerida e a realidade do projeto.
Quarto Passo: Após a aplicação da Campanha, solicitamos que seja realizado o registro das atividades e enviar relatório de acordo com o link disponibilizado, assim podemos apoiar as Igrejas parceiras e acompanhar a implementação.
Materiais para a campanha:
1. Cartaz
2. Jogo Ajuda não ajuda
3. Jogo da Memória
4. Jogo Dominó da Vida Real
5. Quiz da Gravidez na Adolescência.
6. Três vídeos com orientações de médica ginecologista e obstetra (Dra. Eclair Kirniew Ximenes); psicóloga (Dra. Vanessa de Paula); e procurada do Ministério Público do Ceará (Dra. Elizabeth Almeida).
7. Link do relatório de aplicação da campanha com fotos das atividades. (https://docs.google.com/forms/d/1kcEWcHZ2BiENGMsvBGvPkYrb7tyFlSELA64MuuoAiuQ/prefill)
Estimulamos a todos a fazer esta campanha e a utilizar os materiais, construídos de forma exclusiva para os parceiros da Compassion.
Que Deus possa nos inspirar e nos usar para que nossas meninas e meninos tenham oportunidade de vivenciar o momento da gravidez de forma planejada e na hora certa.
Equipe de Suporte ao Programa
O ForChildren.com, apresentado pela Compassion International, oferece ideias, oportunidades de aprendizado e relações para ajudar a preparar aqueles que trabalham com crianças de risco. Somos uma comunidade mundial de seguidores de Jesus comprometidos com o desenvolvimento holístico das crianças. Convidamos você a unir-se a nós em uma comunidade colaborativa para compartilhar uns com os outros ideias, métodos e ferramentas que ajudem crianças a superar adversidades.
O FORCHILDREN.COM É APRESENTADO PELA COMPASSION INTERNATIONAL, UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS REGISTRADA EM 501(C)3. TODOS OS RECURSOS, CURSOS E DISCUSSÕES SÃO VOLTADOS APENAS PARA USO EDUCACIONAL E NÃO PARA FINS LUCRATIVOS.